05/03/2025
O uso de conteúdos interativos, como filmes, enriquece o aprendizado ao integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular o protagonismo dos alunos.
O uso de recursos audiovisuais tem se consolidado como uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Quando utilizados de forma positiva e estratégica, filmes e conteúdos interativos podem proporcionar mais do que simples entretenimento. Eles são capazes de ampliar horizontes, criar conexões emocionais e incentivar a reflexão sobre temas importantes.
No Colégio Anglo Camboriú, essa abordagem é aplicada de maneira eficaz. Um exemplo foi durante o Science Day, uma das atividades mais aguardadas da escola, em que o uso de filmes foi essencial para abordar diversas áreas do conhecimento, como biologia, geografia e artes.
Por meio dessas produções cinematográficas, os alunos aprenderam conteúdos específicos de cada disciplina, mas também vivenciaram lições de vida e valores importantes, como a resiliência, a amizade e o respeito ao meio ambiente. Filmes como A era do gelo, Jurassic Park, Avatar, Divertida Mente foram amplamente trabalhados e a tela foi uma janela para debates profundos, uma ferramenta para reforçar o aprendizado de maneira prática e visual.
A interdisciplinaridade também foi um dos pontos altos dessa atividade. Ao misturar elementos de diferentes matérias, os estudantes puderam ver como os conhecimentos se interconectam na vida real. Um filme sobre a preservação ambiental, por exemplo, pode ser usado para ensinar sobre biomas e ecossistemas (biologia), enquanto simultaneamente promove discussões sobre a geografia dos locais abordados e estimula atividades criativas nas aulas de artes. Assim, o filme não é apenas um recurso, mas um ponto de partida para diversas abordagens pedagógicas.
A valorização do aluno como protagonista é uma das maiores forças desse modelo de ensino. Ao utilizar filmes como ferramenta, o Colégio Anglo Camboriú coloca o estudante no centro das atividades, incentivando a análise crítica e o envolvimento com os temas propostos.
Além disso, os benefícios de integrar a tela positiva ao ambiente educacional se estendem às questões socioemocionais. Filmes com histórias inspiradoras podem oferecer aos alunos a oportunidade de se identificar com os personagens e suas trajetórias, ajudando a fortalecer a autoestima, a empatia e a resiliência. A diversão é outro aspecto importante dessa abordagem. O prazer de aprender, quando aliado ao entretenimento, faz com que o processo de educação se torne mais leve e prazeroso, incentivando a curiosidade e o desejo de explorar novos conhecimentos.
Assim, a tela positiva contribui para uma aprendizagem mais significativa, rica em experiências e valores que vão além da sala de aula. Não deixe de acessar nossa Science Day | Colégio Anglo Camboriú e veja como essa abordagem transforma o ensino de nossos alunos.